Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Projeto condiciona Transferência do Direito de Construir à preservação ambiental e cultural do imóvel

Publicado por Karla Borges Dantas
há 7 anos

O deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT) apresentou projeto de lei (PL 5638/16) que determina que a Transferência do Direito de Construir (TDC) só será garantida ao proprietário que tenha cumprido com a obrigação de preservar seu imóvel urbano de interesse ambiental ou cultural.

Prevista no Estatuto da Cidade (Lei 10.257/01), a TDC confere ao dono de um lote urbano impedido de realizar obras, por questões como tombamento histórico ou preservação ambiental, a possibilidade de exercer o potencial construtivo em outro lote, ou de vendê-lo a outro proprietário.

Conforme o estatuto, a aplicação do direito de transferência é regulamentada pelo plano diretor da cidade. O projeto de Bezerra condiciona o uso do instrumento à regularidade ambiental e das normas histórico-preservacionistas.

O deputado explica que a medida é importante para evitar que o dono de imóvel que não cumpre as normas de preservação ganhe dinheiro com a TDC. “Não é justo que o proprietário que degrada imóvel que deve ser protegido, impedindo o pleno exercício da função social da propriedade, ainda venha a lucrar em virtude dela”, disse.

Tramitação: O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Desenvolvimento Urbano; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da Proposta:

Fonte: http://www2.câmara.leg.br/camaranoticias/noticias/CIDADES/516852-PROJETO-CONDICIONA-TRANSFERENCIA-DO... (por Janary Júnior e Rachel Librelon, do site da Câmara dos Deputados - Agência Câmara de Notícias, em 27/09/16, às 12h03)

  • Sobre o autorAdvogada | Perita Judicial e Forense
  • Publicações6
  • Seguidores19
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações173
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-condiciona-transferencia-do-direito-de-construir-a-preservacao-ambiental-e-cultural-do-imovel/409311494

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Interessante. Geralmente os Planos Diretores já vinculam tais situações. continuar lendo

Também achei a proposta interessante, Doutor... Além de fortalecer mais a preservação da função social da propriedade. continuar lendo